Está quase terminando o período para se inscrever no vestibular 2014 da UFSM. Até segunda-feira, 22 de setembro, estudantes devem acessar o site da Coperves para agarantir a inscrição (confira abaixo como fazer). As provas serão aplicadas de 12 a 14 de dezembro.
São mais de 4,6 mil vagas distribuídas em 105 cursos nos quatro campi da universidade (Santa Maria, Frederico Westphaleln, Palmeira das Missões e Silveira Martins).
Entre as novidades deste ano está a inserção de três novas disciplinas aos candidatos do processo seletivo Seriado 1 (PS1). Artes, educação física e sociologia serão cobradas no primeiro dia do vestibular 2014. As três disciplinas já são cobradas no Enem e estudadas em sala de aula. Outra novidade é que metade do total de vagas oferecidas são reservadas para cotistas. Veja abaixo como fica a distribuição.
NÃO FIQUE DE FORA
- Inscrições Até 22 de setembro, em coperves.ufsm.br
- Taxa de inscrição R$ 95 (processo seletivo Único) e R$ 45 (processo seletivo Seriado). O pagamento da taxa tem de ser feito até 23 de setembro
- Divulgação dos inscritos 10 de novembro
- Provas 12, 13 e 14 de dezembro
- Vagas 3.805 (Santa Maria), 356 (Palmeira das Missões), 305 (Frederico Westphalen) e 200 (Silveira Martins)
- Cursos 105
- Período de confirmação de vagas De 26 a 30 de janeiro de 2015
- Enem A nota da prova é composta por 20% da nota do Enem 2012, 2013 e 2014 (será usada a nota mais recente). A UFSM irá aguardar até 15 de janeiro de 2015 para a liberação das notas do Enem. Caso contrário, o exame não será usado para compor a nota do vestibular
- Cotas Metade das vagas é reservada para cotistas. Dessas, 50%, no mínimo, serão destinadas a estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Para as cotas raciais (pretos, pardos e indígenas), são reservadas cerca de 40% das vagas divididas em EP1A (ter feito o Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita), EP1 (ter feito o Ensino Médio em escola pública, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita), EP2A (ter feito o Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena, com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo per capita) e EP2 (ter feito o Ensino Médio em escola pública com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo per capita).
As demais vagas são para o Sistema Universal (para quem não se enquadra nas cotas). Além disso, 5% do total de vagas de cada curso será para a cota B (candidato com necessidade educacional especial). Já a cota D é para candidatos indígenas residentes em território nacional, com previsão de um total de até 20 vagas
"